PLANEJAR A COMUNICAÇÃO DA SUA EMPRESA FAZ PARTE DO EMPREENDEDORISMO

Está querendo começar a investir na comunicação da sua empresa, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Um ótimo primeiro passo e começar a monta o plano de comunicação da sua empresa. Com ele, você consegue se planejar melhor, entender seus riscos e desafios, evitar crises compreender melhor quais são seus objetos. Assim, sua empresa enxergará mais oportunidades e, o principal, alcançará metas ainda maiores. Não se preocupe, vamos te dar algumas dicas para trabalhar no seu plano de comunicação.

1. Conheça seu mercado, a realidade da sua empresa e o seu público

Primeiro, é essencial que você esteja acompanhando o comportamento das empresas que competem que estão no mesmo seguimento e tem o mesmo público que você: Faça uma análise e liste quais são os pontos fontes e fracos delas (entender os erros e acertos da concorrências pode te ajudar muito).

Acompanhar como seu público reage e se comporta é um ponto muito importante a se fazer: Estão fidelizados? Quais são seus hábitos de compra? Estão com dúvidas comuns entre si?

Faça sempre uma análise social. Sua empresa deve também estar atenta aos processos e mudanças sociais, analisando os valores, crenças e comportamentos de uma sociedade. Mudanças no ambiente social podem apresentar grandes desafios, por isso, estude as redes sociais dos seus concorrentes, identifique quais são as ameaças para definir qual será seu plano de ação. Onde você quer estar presente? Onde seu público está? Qual a faixa etária? Outra dica é usar uma análise conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), com ela você pode visualizar seu nível de competitividade no mercado e onde deve estar o foco.

2. Defina os objetivos

Aqui é importante saber o que sua empresa procura. Mais visibilidade? Mais vendas? Mais leads? Onde quer chegar? A garantia de resultados satisfatórios é definir resultados espera e, assim, como chegar até eles.

É muito importante também escolher suas mídias para delimitar os objetivos dentro delas. Defina como será sua comunicação, qual linguagem será usada, qual redes terão foco, tom descontraído ou formal, primeira ou terceira pessoa. É importante construir uma identidade forte, fácil de ser reconhecida e com uma linguagem padronizada. Criar sua identidade fortalece sua imagem para o público e, também, deixa sua marca viva na memória dele.

3. Crie um cronograma

Esse é uma das principais dicas, ter um cronograma te ajuda na organização e garante que seus objetivos e metas sejam cumpridos no prazo certo. Existem várias formas de criar seu cronograma e algumas ferramentas gratuitas: o clássico Excell, o Trello, o Asana e muitos outros.

4. Acompanhe os resultados

De nada adianta ter um planejamento se você não sabe quais têm sido seus resultados. Esteja sempre atento a todos os dados que você tem acesso. Defina quais serão seus parâmetros para avaliar e comparar seus resultados. Você pode tanto definir suas bases de comparação, quanto utilizar ferramentas para isso.

Pronto! Agora você já sabe por onde começar seu plano de comunicação. Se gostou desse conteúdo comente aqui, não esqueça de seguir nossas redes sociais para mais dicas de Marketing Digital.

 

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