👉Ter uma identidade bem definida é importante não apenas para os seres humanos em sociedade, mas também para marcas e empreendimentos como um todo. Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem?
A importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser vista como prioridade. Quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes.
Nos casos em que ela é escassa ou mal desenvolvida, a realidade é dura, mas direta: quase ninguém dará a devida importância ao seu negócio.
O que é identidade visual?
Sabe aquela imagem que marca? Então isso é uma identidade visual, você olha aquela cor rosa com azul e já liga a alguma marca existente!
O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como a “personalidade” de uma empresa.
Por isso, quanto melhor e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha. Existem empresas que trabalham sua identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!
Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.
Qual sua importância para uma marca?
Se você pensar em uma letra “F azul” o que você vai lembrar?
Acredito que foi Facebook certo?
Aí mora a importância da marca na vida das pessoas, quando ela é lembrada apenas por uma simples letra, ou uma simples cor.
É importante trabalhar com a identidade visual por vários motivos, mas um dos principais é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “a primeira vista” quem é a empresa.
Já pensou se a Apple não fosse uma maça? Ressaltamos, ninguém existe sem identidade visual, e o mesmo funciona para marcas. A identidade visual leva ao reconhecimento da marca: quanto maior é a presença , maior será a impressão que você já viu isso em algum lugar e automaticamente já relaciona o que a determinada empresa oferece.
Quais são suas principais diferenças entre Identidade visual, marca e branding?
Sim, podem gerar certa confusão. Por mais que eles estejam dentro de um mesmo universo, seus significados não são semelhantes e é muito importante conseguir diferenciar um conceito do outro.
Veja abaixo:
A marca (ou brand) é basicamente seu logotipo. É possível desdobrar a palavra e usá-la com outros significados.
A logomarca é a representação visual de quem ele é e como ele quer se posicionar no mercado. Existem logos mais tradicionais, modernas, ousadas ou conservadoras.
Já o branding define toda estratégia e gestão que vai além da logomarca e identidade visual.
Sem o branding bem definido, não é possível criar uma identidade, pois é ele quem dita tudo sobre a sua marca!
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