O briefing é um documento ou reunião que tem como objetivo transmitir informações vitais à agência de marketing contratada.
Essa ferramenta possibilita uma comunicação clara e eficiente entre a empresa e a agência, garantindo que todos estejam alinhados e trabalhando em direção aos mesmos objetivos. Ao contratar uma agência de marketing para impulsionar sua empresa, é fundamental fornecer um briefing completo e preciso, incluindo informações essenciais que guiarão a agência na criação de campanhas e ações direcionadas ao seu público-alvo.
Dentre os dados cruciais, devem constar objetivos e mensuráveis a serem atingidos, informações detalhadas sobre o público-alvo, posicionamento e identidade da marca, histórico e análise de mercado, quaisquer restrições ou diretrizes específicas, bem como o orçamento disponível e o cronograma desejado para o projeto de marketing.
A seguir, apresentamos 5 perguntas que não podem faltar no seu briefing:
- Quem é seu público alvo?
- Quais são seus objetivos com as mídias?
- Poderia nos fornecer informações sobre os seus produtos ou serviços?
- Como é feita a comunicação com seu público hoje?
- Existe algo sobre o seu negócio que precisamos saber e não está descrito acima?